Uma área de istmo livre de bactérias é essencial.

Os istmos são áreas anatômicas estreitas que podem conter polpa e/ou tecido necrótico. O istmo deve ser desinfectado e limpo da melhor maneira possível. Ao instrumentar canais com limas tradicionais, grande parte das áreas da parede do canal permanece intocada. Isso significa que o biofilme não é completamente removido e a doença não é eliminada. Insertos ultrassônicos ajudam a aumentar consideravelmente a porcentagem de superfície limpa e melhorar a remoção do biofilme em áreas de istmo.

Limas não são suficientes para limpar o istmo.

  • O CANAL RADICULAR NÃO É REDONDO
    Os canais radiculares não são redondos, na verdade são achatados e possuem diferentes formas. As limas tradicionais falham na limpeza do istmo.
  • LIMAS NÃO LIMPAM COMPLETAMENTE
    Limas tradicionais não tocam em todas as paredes do canal. Se não há contato, as bactérias não são removidas.
  • PAREDES DO CANAL NÃO INALTERADAS POR LIMAS TRADICIONAIS


Limpeza do Istmo Passo a Passo

1 – Limpe o istmo usando um inserto ultrassônico de diâmetro adequado. Para canais mais finos, recomendamos os insertos ISTMO ou ISTMO D. Para canais largos, E5 ou E4D.

2 – Toque as paredes do canal com o inserto ultrassônico para desagregar o biofilme. Os insertos diamantados tem maior ação de corte, portanto, devem ser usados com cautela e de preferência com o auxilio de magnificação.

3 – Ao final, ligue o fluxo de água para enxague e remoção de detritos criados durante o procedimento.

  • 1. Canais após a instrumentação com limas.
  • 2. O inserto ultrassônico deve tocar todas as paredes do istmo.
  • 3. Área do istmo limpa.


  • Pré-molar após o preparo com limas tradicionais
  • Inserto ISTMO D em ação, limpando a área do istmo
  • Paredes do canal limpas após o procedimento com o inserto ultrassônico ISTMO D


Use o inserto suavemente, como se estivesse usando uma lapiseira de 0,5mm. O corte ocorre através da vibração e não por meio da pressão aplicada. Evite trabalhar por mais de 30 segundos sem o fluxo de água, o superaquecimento pode danificar a peça de mão.


Artigos Científicos & Pesquisa

Frequency of Root Canal Isthmi in Human Permanent Teeth Determined by Cone-beam Computed Tomography
– JOURNAL OF ENDODONTICS, SEPTEMBER 2015

Histologic Evaluation of Canal and Isthmus Debridement Efficacies of Two Different Irrigant Delivery Techniques in a Closed System
– JOURNAL OF ENDODONTICS, APRIL 2011

Micro-computed Tomographic Analysis of the Root Canal Morphology of the Distal Root of Mandibular First Molar.
– JOURNAL OF ENDODONTICS, FEBRUARY 2015

SELECT (select r.registros_titulo from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_titulo, (select r.registros_imagem from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_imagem, (select r.registros_link from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_link, (select r.registros_texto from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_texto FROM registros_produtos as p WHERE registros_id = 277

Produtos

E18 – ISTMO LISA

Desenvolvido especialmente para trabalhar áreas de istmos ou de difícil acesso. Utilizado para ação de corte em profundidade. Excelente escolha em retratamentos para desobstruir os canais radiculares e remover Guta-Percha. Possui menor atividade do que o E4D, mas é mais fino e, portanto, pode trabalhar mais profundamente no canal.

Ideal 20% Máxima 30%

Comprar

E18D – ISTMO DIAMANTADA

Desenvolvido especialmente para trabalhar áreas de istmos ou de difícil acesso. Utilizado quando é necessária uma ação de corte lateral, bem como uma ação de corte em profundidade. Proporciona a capacidade de alargar as paredes de uma ranhura ou acesso. Ele possui menor atividade do que os Insertos E4D, mas é mais fino e, portanto, pode trabalhar mais profundamente no canal.

Ideal 20% Máxima 30%

Comprar

E4D – DIAMANTADA LONGA

Utilizado quando é necessária uma ação de corte lateral, bem como uma ação de corte em profundidade dentro do canal radicular. Capacidade de alargar as paredes de uma ranhura ou acesso.

Ideal 20% Máxima 40%

Comprar