Remoção rápida e segura de calcificações.

Um dos desafios durante o tratamento endodôntico é a remoção das calcificações que bloqueiam o acesso aos canais radiculares. O melhor tratamento para esta condição é a combinação: magnificação e ultrassom. A melhor visualização do campo operatório, associada ao desgaste conservador realizado pelo inserto ultrassônico, resulta em menores índices de erros e iatrogenias.

Saber onde acessar é apenas o primeiro passo.

  • 1ª LEI DA LOCALIZAÇÃO DO CANAL
    O acesso ao canal radicular está sempre localizado na junção parede-assoalho (JPA).
  • 2ª LEI DA LOCALIZAÇÃO DO CANAL
    O acesso ao canal está sempre localizado em um vértice.

Localização Passo a Passo de Canais Calcificados

1. Depois do acesso à câmara pulpar usando o instrumento de alta rotação, coloque o inserto ultrassônico em contato direto com a calcificação.

2. Inicie a remoção através de movimentos diretos e contínuos sobre a calcificação (não use água durante este passo).

3. Os insertos ultrassônicos devem ser usados por curtos períodos de tempo, para evitar o superaquecimento. Para enxague e remoção dos restos de dentina e polpa use uma seringa contendo hipoclorito de sódio, seguidos por sucção e secagem da câmara pulpar.

Repita os passos 2 e 3 até que todas as obstruções sejam eliminadas.

  • 1. Calcificações na câmara pulpar obstruindo o acesso aos canais.
  • 2. Ative o inserto e remova as calcificações gradativamente até localizar os canais.
  • 3. Canais acessíveis após utilização do inserto ultrassônico.


  • Câmara pulpar com calcificações obstruindo o acesso aos canais.
  • Inserto ultrassônico E6D ativado em contato com as calcificações.
  • Canais acessíveis após a instrumentação com o inserto ultrassônico.


Verifique a diferença de cor entre as paredes e o assoalho da câmara pulpar. A identificação correta da junção parede-assoalho (JPA) é um detalhe muito importante durante a fase de acesso!

Artigos Científicos & Pesquisa

Microscopic Endodontics in Infected Root Canal with Calcified Structure: A Case Report
– TOKYO DENTAL COLLEGE, 2015

SELECT (select r.registros_titulo from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_titulo, (select r.registros_imagem from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_imagem, (select r.registros_link from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_link, (select r.registros_texto from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_texto FROM registros_produtos as p WHERE registros_id = 271

Produtos

E3D – ESFÉRICA DIAMANTADA

Este Inserto fornece controle de corte fino. É menos agressivo do que o Inserto em forma de bala (E6D). Utilizado para localizar canais, remover obstruções coronárias, materiais restauradores, calcificações, cimentos temporários e permanentes, pinos, etc. Cria um sulco limpo, liso e plano, que facilita a localização de canais. Pode ser usado para remover cáries e refinar as margens e caixas de preparação para restaurações.

Comprar

E6D – BALA DIAMANTADA

Extremamente durável, é usado para localizar canais, remover obstruções coronárias, materiais restauradores, calcificações, cimentos temporários e permanentes, pinos, etc. Cria um sulco limpo, liso e plano, que facilita a localização de canais. Pode ser utilizado para remover cáries e refinar as margens e caixas de preparação para restaurações.

Comprar

E7D – DIAMANTADA DE ACESSO

Extremamente durável. Utilizado quando é necessária uma ação lateral, bem como uma ação de corte no assoalho. Indicado para localizar canais, remover obstruções coronárias, materiais restauradores, calcificações. Pode ser usado para remover cáries, refinar as margens cervicais subgengivais e caixas de preparação para restaurações.

Comprar