O ultrassom permite que você remova pinos de forma rápida, eficiente e segura.

Durante o retratamento endodôntico, a remoção de um pino metálico fundido pode ser um procedimento difícil que traz riscos de perfuração e fratura do dente. A vibração ultrassônica quebra o cimento entre o pino e as paredes do canal, facilitando sua remoção. Existem muitas vantagens de usar o ultrassom para este procedimento, incluindo velocidade, conservação da estrutura dentária e minimização do risco de fratura do dente.

Remoção de Pinos Metálicos Fundidos Passo a Passo

Protocolo 1

1 – Usando uma broca transmetal ou diamantada, desgaste a porção coronária do pino até que a linha de cimento fique visível (use alta rotação com resfriamento de água).

2 – No caso de fundição monobloco, use a broca para separá-la em duas porções.

3 – Depois que a linha de cimento estiver visível, use o inserto ultrassônico E8 (30% de potencia e refrigeração com água) para quebrar/remover o cimento em torno do pino de metal.

4 – Em seguida, posicione o inserto ultrassônico E12 na porção mais cervical do pino e acione a vibração (80% de potencia e refrigeração com água) para que o cimento quebre o pino se desloque.

  • 1. Desgaste a porcão coronária.
  • 2. Exponha a linha de cimento.
  • 3. Quebre/remova a linha de cimento usando o inserto E8.
  • 4. Vibre o inserto E12 na base do pino.


Protocolo 2

1 – Com uma broca transmetal ou diamantada, desgaste a porção coronária do pino até que a linha de cimento fique visível (use alta rotação com resfriamento de água).

2 – No caso de fundição monobloco, use a broca para separá-la em duas porções.

3 – Depois que a linha de cimento estiver visível, use o inserto ultrassônico E8 (30% de potencia e refrigeração com água) para quebrar/remover o cimento em torno pino de metal.

4 – Em seguida, use a técnica SUSI (Sistema Ultrassônico Simultâneo Integrado), colocando dois insertos ultrassônicos E12, opostos entre si, na parte mais cervical do pino, e acione a vibração (80% de potencia e refrigeração com água) para que o cimento quebre o pino se desloque.


  • 1. Desgaste a porcão coronária.
  • 2. Exponha a linha de cimento.
  • 3. Quebre/remova a linha de cimento usando o inserto E8.
  • 4. Ative dois insertos E12 na base do pino.


  • Central superior direito após a remoção da coroa.
  • Reduza a porção coronária com broca de alta rotação e exponha a linha de cimentação.
  • Inserto ultrassônico E12 colocado na base do pino
  • Resultado Final



Artigos Científicos & Pesquisa

Efficacy of Ultrasound in Removal of Intraradicular Posts Using Different Techniques.
– JOURNAL OF ORAL SCIENCE, 2005

SELECT (select r.registros_titulo from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_titulo, (select r.registros_imagem from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_imagem, (select r.registros_link from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_link, (select r.registros_texto from registros as r where r.registros_id = p.produtos_id) as registros_texto FROM registros_produtos as p WHERE registros_id = 285

Produtos

E8 – SCOUTER

Excelente durabilidade. Utilizado para a remoção de dentina na entrada dos canais e para a remoção de cimento ao redor de pinos metálicos.

Ideal 30% Máxima 50%

Comprar

E12 – POST REMOVAL HP

Indicado para a remoção de pinos metálicos fundidos ou rosqueados.

Ideal 80% Máxima 100%

Comprar